Convocatorias

Convocatoria del FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo 2020

La VII edición del FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo abre convocatoria internacional, dirigida a espectáculos profesionales y emergentes de artes escénicas (teatro, danza, interdisciplinares) centrados en la idea de renovación artística.

 

PROCESSO DE CANDIDATURA

1. Datas de Execução

A VII edição do FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo decorrerá de quinta-feira, 5, a sábado, 14 de março de 2020 na sua cidade-sede, Beja, e em todas as suas extensões: Aljustrel, Almodôvar, Campo Maior, Elvas, Grândola, Mértola, Ponte de Sor, Santiago do Cacém e Lisboa (extensões sujeitas a confirmação).

2. Categorias de Candidatura

A seleção está orientada a obras de artes performativas das seguintes categorias: teatro, dança e interdisciplinares, que contem com uma proposta artística inovadora e de qualidade, em formato de sala. A convocatória não considera a candidatura de bandas.

3. Candidatura

A convocatória entra em vigor a 10 de Agosto de 2019 e decorre até às 23:59 de 30 de Setembro de 2019. A candidatura deve ser enviada via digital, mediante preenchimento do formulário de inscrição disponibilizado no site www.lendiasdencantar.com, e enviado para o e-mail 2020fita@gmail.com. Quaisquer dúvidas sobre a candidatura deverão ser enviadas para o mesmo contacto.

DETALHES DE CANDIDATURA

1. Preencher o formulário disponivel em www.lendiasdencantar.com

 O formulário solicita:

–   Nome da obra e companhia

–   País e cidade de precedência

–   Categoria artística da obra (teatro, dança, interdisciplinar)

–   Sinopse do espectáculo

–   Ficha Artística (nomes e funções da equipa criativa)

–   Ficha Técnica (planta cénica, rider técnico luz e som) em formato PDF

–   Dossier da obra com informação complementar (história da obra e da companhia, arquivos de imprensa e crítica, informação adicional r elevante).

–   Lista de Requisitos Cénicos (adereços necessários que não podem ser trazidos pela companhia)

–   Nomes dos participantes do festival (nome completo e número de identificação de todos os participantes no festival)

–   Nome, e-mail e contacto telefónico

A receção da candidatura será confirmada através do e-mail 2020fita@gmail.com dentro de um prazo de 24h.

2. Disponibilização de um link de video para trailer da obra ou visualização integral da mesma através do Youtube ou Vimeo. Não se aceitam ficheiros para download. A qualidade de imagem deve ser no minímo em resolução 480p e com boa qualidade áudio.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

As candidaturas serão avaliadas pela equipa de programação do festival, sendo selecionadas aquelas que apresentem maior valorização dos seguintes aspectos:

• Qualidade integral da proposta

• Pretinência das questões que propõe para reflexão

• Viabilidade técnica de produção, implementação e transferência

• Relevância para os objectivos e públicos do festival

TERMOS E CONDIÇÕES DE CANDIDATURA E SELECÇÃO

A convocatória está dirigida exclusivamente a países Iberoamericanos.

As obras selecionadas serão informadas individualmente até ao final do ano de 2019. A divulgação pública será efectuada apenas em 2020, no site www.lendiasdencantar.com e na página do facebook do FITA. Para além disso, as companhias selecionadas também serão contactadas via um dos contactos facultados aquando da candidatura.

As obras selecionadas poderão ser programadas em Beja ou em qualquer outra das extensões do FITA.

As obras candidatas não podem ultrapassar um máximo de 5 integrantes participantes no festival, incluíndo técnicos de som e luz.

A presente convocatória é para obras dirigidas a maiores de 12 anos. Não serão consideradas obras para a infância. Cada companhia/criador pode apresentar até duas obras a candidatura, sendo que só uma é elegível.

TERMOS E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

1. Condições Técnicas

A organização do FITA compromete-se a cumprir a implementação técnica para cada um dos espaços de apresentação com base numa ficha técnica padrão que será entregue aos selecionados. Qualquer necessidade adicional para o espectáculo ficará à responsabilidade exclusiva da companhia.

O armazenamento correcto de cenário, figurinos, adereços e outros elementos da obra é responsabilidade da companhia.

O festival não se responsabiliza em caso de dano, perda ou roubo de qualquer elemento do espectáculo.

O festival só se responsabiliza por disponibilizar os adereços indicados na lista de requerimentos cénicos solicitada no formulário de candidatura. O festival também não possui recursos para construir os cenários das obras selecionadas.

2. Condições de Estadia

O Festival cobre despesas de alojamento (Hostel com quartos partilhados entre membros da companhia) de um dia antes da primeira apresentação até um dia depois da última apresentação programada.

O Festival encarrega-se da comida do grupo: pequeno-almoço no hostel, almoço e jantar no restaurante associado ao FITA (em horários fixos) desde o dia anterior à primeira apresentação até um dia após a última apresentação programada.

O Festival é responsável pelo financiamento e coordenação das transferências internas do aeroporto ou rodoviária/estação para o Hostel, e na chegada e partida dos grupos entre o Hostel e o locais de apresentação nas datas de espectáculo programadas.

O Festival não garante as viagens internacionais.

3. Outras Condições

A organização do festival financiará integralmente as despesas necessárias para a execução do evento, através de um plano de produção que garanta a correcta execução de todos as actividades programadas, além de um plano de divulgação que inclui impressão de material gráfico, imprensa escrita e digital, rádio, televisão, redes sociais, site oficial (www.lendiasdencantar.com), além das páginas e redes de difusão de todos os espaços associados e extensões.

A organização do festival compromete-se a conceder às empresas e grupos participantes os seguintes benefícios: entrada gratuita para todos os espectáculos, disponibilidade de quarto (após a confirmação) e entrada gratuita para todas as actividades do FITA.

A organização do festival reserva-se no direito de tomar as decisões que julgar mais apropriadas para resolver qualquer situação que surja não prevista nos termos e condições apresentados.

A submissão do requerimento implica a leitura e aceitação total destes termos e condições.

Mostrar más

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Botón volver arriba